Dienstag, 11. September 2007

GOVERNO NÃO RESOLVE NADA!

A poucos dias da realização da grande manifestação em Düsseldorf, em defesa do ensino da língua e da cultura portuguesa, um secretário de Estado adjunto do Ministério da Educação fez no dia 11 de Setembro declarações à LUSA para atribuir ao Governo alemão a responsabilidade pela inexistência de professores e por não se ter iniciado o ano escolar em numerosas localidades na Alemanha.

Acontece que o Governo português, há já vários anos, que conhece este problema e a política de abandono do ensino das línguas maternas das comunidades estrangeiras na Alemanha e noutros Estados da União Europeia.

Mas o Governo português tem-se recusado a tomar atempadamente as medidas que se impõem para evitar os graves prejuízos que daí resultam para as crianças e para os jovens portugueses. Neste caso concreto, já há muito tempo que o Governo foi informado desta situação tendo optado pela não colocação a concurso dos lugares de professores necessários.

Afirma o mesmo secretário de Estado adjunto que assinou uma proposta a autorizar a abertura de um concurso local para substituir os professores que se reformaram.

Não é só por haver professores que se reformaram que os 900 alunos se encontram sem aulas. Existem comunidades sem professor por estes terem sido colocados a leccionar noutras escolas. Nalguns casos esta situação já dura há mais de dois anos. O Governo conhece tudo isto.

Mais grave ainda é o facto do Secretário de Estado Adjunto Jorge Pedreira insistir no caminho da desresponsabilização do Estado português face ao direito constitucional das comunidades ao ensino, apregoando irrealisticamente a solução da integração do português no ensino oficial dos países de acolhimento.

A grande dispersão da comunidade portuguesa, a vaga de cortes orçamentais e as políticas de integração forçada dos Estados de acolhimento apontam exactamente no sentido oposto.

Ao contrário do que afirma o Governo a realidade mostra que não é possível obrigar um Estado estrangeiro a aplicar um dever Constitucional que incumbe ao Estado português.

A manifestação do próximo domingo (16.09.2007) será uma grande demonstração de patriotismo e da determinação da comunidade portuguesa na Alemanha em defesa da nossa língua e a nossa cultura.


O Governo ainda não resolveu nada!


Federação das Associações Portuguesas na Alemanha (FAPA)