Donnerstag, 20. September 2007

Comunidade portuguesa manifesta-se em defesa do ensino do português

Grande manifestação dia 16.09.2007 em Düsseldorf

Comunidade portuguesa manifesta-se
em defesa do ensino do português

A Federação das Associações Portuguesas na Alemanha (FAPA) saúda e agradece a toda a comunidade portuguesa que se manifestou em Düsseldorf, numa das maiores acções de protesto de que há memória desta área consular, exigindo o recomeço imediato das aulas de português em numerosas localidades.

Na manifestação participaram cerca de 500 compatriotas de Minden, Gütersloh, Gelsenkirchen, Essen, Wuppertal, Hilden, Düsseldorf, Neuss, Heinsberg, Krefeld, Remscheid, Leverkusen, Königswinter, Bonn, Euskirchen, Jülich, Rheine, Borgohrst, Colónia, Berlim e de mais outras localidades.

Dirigentes de várias comissões de pais, dirigentes associativos, crianças, pais, professores, párocos portugueses, grupos de música e conselheiros das comunidades todos se integraram nesta importante e grandiosa acção de protesto.

Os manifestantes apoiaram vibrantemente a intervenção do Presidente da FAPA, Vitor Estradas, sobretudo quando salientou que se o Governo não cumprir os seus deveres constitucionais, a comunidade portuguesa avançará para formas de luta mais vastas e abrangentes.

Foi entregue pela FAPA às autoridades consulares uma Resolução dirigida à ministra da Educação e ao ministro dos Negócios Estrangeiros e aprovada por todos os manifestantes onde se exige que o Estado português assuma as suas responsabilidades, acabe de uma vez para sempre com as incertezas no início do ano lectivo e garanta que o direito constitucional ao ensino do português seja definitivamente assegurado.

Pelo entusiasmo e determinação dos manifestantes, temos a certeza que esta acção de protesto ficará na história da luta da comunidade portuguesa da Alemanha como um dos momentos mais altos de patriotismo e de dedicação a Portugal.

Vamos continuando a publicar informações sobre este e outros assuntos aqui no BLOG

Federação das Associações Portuguesas na Alemanha (FAPA)