Durante uma curta estadia em Hamburgo o Presidente da FAPA, Vítor Estradas, aproveitou a ocasião para se encontrar com representantes do Grupo Cultural & Folclórico “Retalhos de Portugal” (sócio da FAPA) e para visitar as novas instalações do Consulado de Portugal em Hamburgo.
Durante o encontro com os representantes do Grupo Cultural & Folclórico “Retalhos de Portugal” falou-se sobre a actual situação do Grupo e em geral sobre a vida associativa em Hamburgo.
O presidente da FAPA foi acompanhado na sua visita ao Consulado de Hamburgo pelo Sr. Manuel Loureiro do Grupo Cultural & Folclórico “Retalhos de Portugal”.
As novas instalações são modernas e agradáveis. Existe espaço suficiente para poder atender os utentes.
Lamentavelmente tivemos que observar que existe a falta de funcionários para atender os utentes e que só existe uma assistente social no consulado em Hamburgo.
A falta de funcionários provoca grande tempo de espera assim que algum dos funcionários esteja doente ou de férias.
A situação da assistência social até é mais grave, desde que não esteja não existe ninguém que a possa substituir.
O presidente da FAPA já falou com o conselheiro dessa área consular (Alfredo Stoffel) sobre o problema o qual lhe confirmou já ter focado o assunto nos encontros com o Cônsul Geral em Hamburgo assim como com o Embaixador.
Nesta altura que a crise económica provoca desemprego, ruína económica e exclusão social, é necessário um profundo acompanhamento das pessoas necessitadas por pessoal especializado e bem qualificado.
É nesta base que há necessidade de pessoal formado e com capacidade de acompanhamento dos nossos compatriotas necessitados.
Foi esta a conclusão tirada pelo Conselheiro e o Presidente da FAPA.
A direcção da
Federação das Associações Portuguesas na Alemanha (FAPA)