Mittwoch, 16. April 2008

Comunidade portuguesa manifesta-se em defesa do ensino do português

Grandes manifestações dia 06.04.2008 em Frankfurt e Estugarda

Comunidade portuguesa manifesta-se em defesa do ensino do português

A Federação das Associações Portuguesas na Alemanha (FAPA) agradece às comissões de apoio e a toda a comunidade portuguesa de Frankfurt e Estugarda, que no seguimento do que já acontecera em Setembro passado em Düsseldorf, se manifestou mais uma vez contra a política de educação do Governo português na Alemanha.

Nas manifestações participaram cerca de 700 compatriotas de Eschborn, Esslingen, Fellbach, Frankfurt, Kelstersbach, Limburg, Ludwigsburg, Maintal, Mainz, Nürtingen, Pfalzgrafenweiler, Stuttgart, Weilheim-Teck, Wiesbaden e de outras localidades.

Dirigentes de várias comissões de pais, dirigentes associativos, crianças, pais, professores, ranchos folclóricos, grupos de música e conselheiros das comunidades todos se integraram nesta importante e grandiosa acção de protesto.

O objectivo destas manifestações, junto aos Consulados-Gerais de Portugal em Frankfurt e Estugarda, foi exigir do Governo português a contratação pontual de professores para os cursos de Língua e Cultura Portuguesa para todas as localidades na Alemanha em que haja necessidade.

Os manifestantes apoiaram vibrantemente a intervenção apresentada pela FAPA, sobretudo quando foi salientado que se o Governo não cumprisse os seus deveres constitucionais, a comunidade portuguesa avançaria para formas de luta mais vastas e abrangentes.

A comunidade portuguesa na Alemanha não está disposta a aceitar permanentemente os atrasos no recomeço do ano lectivo e o não preenchimento de lugares de professores necessários para o funcionamento das aulas. Quer estabilidade na rede de ensino e a colocação de professores a tempo e horas.

Foi entregue pela FAPA às autoridades consulares uma Resolução dirigida à ministra da Educação e ao ministro dos Negócios Estrangeiros que antes foi lida (em voz alta) e aprovada por todos os manifestantes onde se exige que o Estado português assuma as suas responsabilidades, acabe de uma vez para sempre com as incertezas no início do ano lectivo e garanta que o direito constitucional ao ensino do português seja definitivamente assegurado.

A “Resolução” está publicada aqui no nosso BLOG.

Pelo entusiasmo e determinação dos manifestantes, temos a certeza que também esta acção de protesto ficará na história da luta da comunidade portuguesa da Alemanha como mais um dos momentos altos de patriotismo e de dedicação a Portugal.

Federação das Associações Portuguesas na Alemanha (FAPA)