Sonntag, 24. Februar 2008

A luta pela defesa do ensino da língua e da cultura portuguesa vai continuar!

COMUNIDADE PORTUGUESA VAI MANIFESTAR-SE EM FRANKFURT E STUTTGART

Nas reuniões realizadas por iniciativa da Federação das Associações Portuguesas na Alemanha (FAPA) dia 16.02.2008 na Associação Portuguesa de Kelsterbach (área consular de Frankfurt) e dia 17.02.2008 na Missão Católica de Stuttgart (área consular de Stuttgart) participaram representantes de comissões de pais e de outras colectividades assim como várias pessoas interessadas das seguintes localidades.

Em Kelsterbach: Kelsterbach, Frankfurt, Königstein, Limburg, Wiesbaden, Griesheim, Bad Soden, Selters, Eschborn, Runkel e Schwalbach. Também presente Rui Paz um dos Conselheiros responsável pelo ensino dentro do Conselho das Comunidades Portuguesas na Alemanha.

Em Stuttgart: Stuttgart, Pfalzgrafenweiler, Althengstett, Calw, Bretten, Esslingen, Kirchheim-Teck, Ludwigsburg, Nürnberg, Fellbach, Aichwald, Gechingen, Simmonzheim e Ostfildern. Também presente José Eduardo e Rui Paz os Conselheiros responsáveis pelo ensino dentro do Conselho das Comunidades Portuguesas na Alemanha e a Dra. Teresa Soares do Sindicato dos professores nas Comunidades Lusíadas (SPCL).

Os encontros tiveram como principal objectivo avaliar novamente a situação e preparar acções de protesto contra a actual situação do ensino na Alemanha.

No início da reunião em Stuttgart a Dra. Teresa Soares anunciou que o Governo (só agora) autorizou 33 horas semanais para se tentar resolver a situação das localidades afectadas. O que na maneira de ver dos presentes não chega.

Algumas das críticas apresentadas foram:

- Foi criticado a mudança da responsabilidade dos cursos de língua e cultura portuguesa para o Instituto Camões. Não queremos “Português” para turistas.

- Foi reclamado que o número de horas de aula semanais tem vindo a ser reduzido, enquanto o número de alunos por classe aumenta. A continuar esta situação as aulas de português serão uma farsa. As crianças não vão aprender nada. Serão aulas só para se dizer que há ensino do português.

- Foi considerado “não praticável” a ideia de querer integrar o Português como Língua Estrangeira nas escolas locais o que iria ser um ensino do Português para estrangeiros. Os nossos filhos são portugueses e não estrangeiros. Necessitam do “Português” como língua materna.

- Foi reclamado o facto dos concursos para a colocação dos professores serem sempre feitos tarde de mais. Os concursos devem ser realizados até fim de Abril. Se não forem feitos a tempo e horas os professores só serão colocados mais tarde e os alunos estarão sem aulas até Outubro ou Novembro. Na Alemanha as aulas pelo normal iniciam-se entre Julho e Agosto. Não há razão para esta situação, a não ser a falta de vontade do Governo.

- Foi apresentado que o investimento no Ensino do Português no Estrangeiro faz na sua totalidade 0,8 por cento das remessas enviadas para Portugal pelas comunidades que vivem do estrangeiro. A emigração portuguesa, que envia diariamente 7,3 milhões de euros para o nosso país vê cada vez mais recusado o investimento na formação dos seus filhos.

- Foi afirmado, e tudo o indica, que o objectivo do governo deve ser a longo prazo acabar totalmente com o ensino do português no estrangeiro para as comunidades.

Conclusão

Foi decidido por unanimidade em ambas as reuniões organizar-se duas manifestações de protesto contra o Governo português devido às responsabilidades que o Ministério da Educação e dos Negócios Estrangeiros têm na grave situação em que se encontra e futuramente se poderá vir a encontrar o ensino do português na Alemanha.

Está previsto a Comunidade Portuguesa manifestar-se pelo seu direito ao ensino da nossa língua e da nossa cultura no Domingo, dia 06 de Abril.

As manifestações vão ser realizadas paralelamente em Frankfurt e em Stuttgart. Para o seu planeamento e organização foram criadas comissões de apoio.

Informações concretas sobre o decorrer e horário das manifestações serão publicadas aqui no BLOG a tempo e horas.

A FAPA e todos os presentes nestas duas reuniões apelaram para a comunidade portuguesa na Alemanha ser unida na luta pelos seus direitos.

Quem não fala não conta / Quem não luta já perdeu !!!

Federação das Associações Portuguesas na Alemanha (FAPA)