A luta pela defesa do ensino da língua e da cultura portuguesa vai continuar!
Prezados compatriotas,
Face à gravidade da situação em que se encontra ainda o ensino da língua e da cultura portuguesa no sul da Alemanha, a Federação das Associações Portuguesas na Alemanha, FAPA, vai realizar dia 16 e 17 de Fevereiro encontros com a comunidade portuguesa das áreas consulares de Frankfurt e Stuttgart.
Os encontros terão como principal objectivo avaliar novamente a situação actual e preparar acções de protesto.
O encontro com a comunidade da área consular de Frankfurt será dia 16.02.2008 ás 16:30 na Associação Portuguesa de Kelsterbach, Am Südpark 15 a, 65451 Kelsterbach
O encontro com a comunidade da área consular de Stuttgart será dia 17.02.2008 ás 11:00 na Missão Católica de Stuttgart, Fangelbachstr. 20, 70180 Stuttgart
A grave situação do ensino do português continua sem que o Governo português tome as medidas necessárias que garantam a efectiva concretização do estipulado pelo art.° 74° da Constituição da República Portuguesa, o qual determina que incumbe ao Estado português “assegurar aos filhos dos emigrantes o ensino da língua portuguesa e o acesso à cultura portuguesa”.
Foi aberto um concurso para a contratação local de docentes do ensino do português. Ficaram, no sul da Alemanha, excluídas desse concurso entre outras as seguintes localidades: Kelsterbach, Hildrizhausen, Pfalzgrafenweiler, Kempten e Garmisch-Partenkirchen.
Pedimos explicações á Coordenação Geral de Ensino em Berlim a qual nos informou que não lhes foi autorizado a contratação de professores para essas localidades.
Existem professores com horários incompletos ou dispostos a fazer trabalho extraordinário para leccionar nestas localidades.
Mas o Governo não autoriza!
O Governo continua a não cumprir os seus deveres constitucionais.
A desvalorização do ensino do português junto das comunidades portuguesas, prosseguida pelo Governo em flagrante violação dos princípios constitucionais constituem a maior ameaça ao futuro do ensino do português na Alemanha, pelo que, mesmo as localidades em que neste momento ainda há escola se encontram em perigo eminente de ficarem de um momento para o outro sem aulas.
O objectivo do governo deve ser a longo prazo acabar totalmente com o ensino do português no estrangeiro para as comunidades.
Estas e outras acções do Governo são uma ofensa à emigração portuguesa, que envia diariamente milhões de euros para o seu país e que vê agora recusado o investimento na formação dos seus filhos.
Perante esta situação é muito importante que o maior número possível de associações e que todas as comissões de pais (afectadas ou não) dos cursos de Língua e Cultura Portuguesa das áreas consulares de Frankfurt e Stuttgart se façam representar nestes encontros
Aos responsáveis das comissões de pais que receberem esta informação e que actualmente já não estejam a assumir esse encargo agradecíamos que dessem seguimento desta carta aos responsáveis actuais.
Agradecíamos a maior divulgação/publicação possível desta informação.
Não podemos consentir que o Governo insista em não cumprir com os seus deveres.Temos que lutar para que os nossos direitos sejam integralmente respeitados.
Quem não fala não conta! Quem não luta já perdeu!
Federação das Associações Portuguesas na Alemanha