Convite para um encontro dia 26.08.2007 com as associações e as comissões de pais dos cursos de Língua e Cultura Portuguesa
************************************************
Prezados compatriotas,
Face à gravidade da situação em que se encontra o ensino da língua e da cultura portuguesa, a Federação das Associações Portuguesas na Alemanha, FAPA, vai realizar no domingo, dia 26 deste mês de Agosto, no Centro Português Unidos a Gelsenkirchen (Regensburger Str. 5, 45886 Gelsenkirchen, Tel.: 0209/146163) às 14:30 horas, um encontro da comunidade portuguesa da Renânia-do-Norte e Vestefália e da área consular de Düsseldorf.
O encontro terá como principal objectivo avaliar a situação actual e preparar uma manifestação da Comunidade Portuguesa junto ao Consulado-Geral de Portugal em Düsseldorf para o Domingo, dia 16 de Setembro.
A situação do ensino do português agrava-se de dia para dia sem que o Governo português tome as medidas necessárias que garantam a efectiva concretização do estipulado pelo art.° 74° da Constituição da República Portuguesa, o qual determina que incumbe ao Estado português “assegurar aos filhos dos emigrantes o ensino da língua portuguesa e o acesso à cultura portuguesa”.
Do concurso para o preenchimento dos lugares de professores, aberto muito tardiamente, a 19 de Julho, e portanto com graves repercussões no início e planeamento do ano lectivo 2007/2008 foram excluídas numerosas localidades. Em toda a Alemanha, o número de alunos afectados nas três áreas consulares de Düsseldorf, Frankfurt e Stuttgart eleva-se a cerca de novecentos.
Particularmente grave é a situação na Renânia do Norte e Vestefália, onde já se encontram sem aulas ou em risco de muito em breve ficarem sem professor as localidades de Aachen, Düren, Viersen, Escheweiler, Euskirchen, Wuppertal, Heinsberg, Minden, Gütersloh, Gelsenkirchen, Essen e Bottrop se ficar por aqui.
Perante esta situação é muito importante que o maior número possível de associações e que todas as comissões de pais (afectadas ou não) dos cursos de Língua e Cultura Portuguesa da Renânia-do-Norte e Vestefália e da área consular de Düsseldorf se façam representar em Gelsenkirchen.
Aos responsáveis das comissões de pais que receberem esta carta e que actualmente já não estejam a assumir esse encargo agradecíamos que dessem seguimento desta carta aos responsáveis actuais.
Agradecíamos a maior divulgação/publicação possível desta informação.
Federação das Associações Portuguesas na Alemanha (FAPA)