Freitag, 9. Oktober 2009

A FAPA e os Conselheiros no Vice-Consulado em Osnabrück

A convite do Vice-cônsul em Osnabrück realizou-se no passado dia 3 de Outubro um encontro com directores da FAPA e membros do CCP.

Nesse encontro que decorreu numa atmosfera de diálogo e preocupação pela resolução dos problemas da comunidade portuguesa, fez-se um balanço da situação no movimento associativo na Alemanha.

Foram discutidas algumas medidas com o objectivo de se vencer as dificuldades financeiras, a falta de sócios com preparação para assumir funções de direcção nas colectividades bem como a sua ligação às comunidades locais.

O melhoramente da actividade cultural das associações foi salientado como um aspecto muito importante para aumentar a sua atractividade junto da comunidade portuguesa.

A FAPA frisou, novamente, a necessidade de se organizarem cursos para a formação de dirigentes associativos.

Foi ainda abordada a implementação dos novos Conselhos Consultivos junto dos consulados e vice-consulados portugueses, criados pelo Decreto-lei do Governo nº 71 de 31 de Marco de 2009, tendo os conselheiros das comunidades salientado que o processo da sua constituição fere princípios fundamentais da democracia ao impedir a eleição destes órgãos pela comunidade portuguesa e ao estabelecer a sua nomeação pelos responsáveis dos postos consulares.

Os conselheiros exigiram por isso mesmo a necessidade de grande transparência na sua constituição e a sua não partidarização, uma vez que se destinam a defender os direitos de toda a comunidade portuguesa independentemente das opções ou preferências politicas dos seus membros.




A direcção da
Federação das Associações Portuguesas na Alemanha (FAPA)