Donnerstag, 20. Dezember 2007

Governo continua a deixar crianças sem aulas! - 4

Pais e professores descontentes com estado do ensino do português.

Concentração junto ao consulado de Portugal em Estugarda

Dia 30.11.2007 Professores e pais dos alunos de português na Alemanha manifestaram junto ao consulado de Portugal em Estugarda o descontentamento sobre o estado actual do ensino e exigiram "maior pontualidade" no início das aulas.

Participaram na concentração cerca de 25 representantes de comissões de pais e professores da região de Estugarda.

A concentração foi organizada pelo Sindicato dos Professores nas Comunidades Lusíadas com a intenção de chamar a atenção para a forma como o governo português está a tratar o ensino da língua portuguesa no estrangeiro, particularmente na Alemanha, onde ainda cerca de 200 alunos continuam sem aulas.

A direcção do Sindicato dos Professores afirma que a actual política do governo passa "pela extinção" do ensino do português no estrangeiro.

Pela opinião do Sindicato o governo está tentando acabar com o actual modelo de ensino ao querer implantar outras alternativas, como o ensino à distância através da Internet e a integração nos sistemas de ensino dos países de acolhimento.

O Sindicato adiantou que o ensino integrado se destina aos estrangeiros que pretendem aprender português e não aos filhos dos emigrantes.

A sindicalista Teresa Duarte Soares lamentou que três meses após o início do ano lectivo continuem sem aulas de português na Alemanha cerca de 200 alunos porque o Ministério da Educação "não quer" resolver a situação. O problema poderia ser resolvido através da integração dessas turmas nos horários dos professores que não dão aulas a tempo inteiro.

No âmbito da concentração, os pais dos alunos de português entregaram no consulado de Estugarda um abaixo-assinado para exigirem professores ainda este ano lectivo.

O Sindicato dos Professores nas Comunidades Lusíadas entregou igualmente um manifesto no consulado, reivindicando melhores condições de trabalho e garantias que vão continuar a leccionar no estrangeiro.

Na Alemanha frequentam actualmente as aulas de português cerca de 11 mil alunos, dos quais três mil são da área consular de Estugarda. E a tendência é de aumentar.


A luta continua. Defenderemos os nossos direitos!
Quem não fala não conta e quem não luta já perdeu!


Federação das Associações Portuguesas na Alemanha